Desde 2002 no mercado de construção civil e reformas em geral.

(81) 9.8794-2230   Orçamento

O nosso Blog é um espaço para ajudar com dicas e notícias para todos os que estão passando por obras e reformas.

Blog - dicas & notícias

Facebook Whatsapp Twitter


Tipos de ferramentas manuais e suas utilidades

25 Março | 2022



Seja na rotina de uma casa ou de uma oficina, é fundamental contar com ferramentas específicas e adequadas para realizar reparos e afazeres que podem surgir eventualmente.

No post de hoje, vamos mostrar quais são as ferramentas manuais básicas para ter em sua casa, bem como suas recomendações de uso em cada área. Confira!

Chaves e alicates manuais

As chaves manuais são equipamentos fundamentais que não podem faltar na sua caixa de ferramentas. Elas servem para apertar e afrouxar parafusos e porcas de diversos materiais e objetos.

Atualmente, existem diversos tipos diferentes deste item; são eles: chave de fenda, chave de teste, chave combinada, chave phillips, chave de boca, chave estrela, chave estrela e ave allen.

O alicate, por sua vez, é uma das ferramentas manuais mais versáteis que existem. Ele serve para apertar, puxar, torcer, dobrar, cortar, desencapar fios e entre outras funções.

Existem tipos de alicates específicos para determinadas funções e há o modelo universal, que é desenvolvido para cumprir todas elas.

Kit de ferramentas

Ter um kit de ferramentas manuais bem completo é essencial para te livrar de qualquer sufoco rapidamente e de maneira prática. Ele deve contar com alicates, chaves variadas, martelos, estiletes, trenas e serras.

Outro ponto importante é que se o móvel ficar ao lado do vaso sanitário, é necessário deixar uma distância de, ao menos, 30 centímetros entre eles.

Ferramentas manuais para marcenaria

Se você trabalha com marcenaria ou apenas o pratica como hobby, sabe que contar com ferramentas manuais específicas é fundamental para agilizar o trabalho e torná-lo ainda mais prático. São elas: trena, réguas de aço, martelo, serras manuais, esquadro de carpinteiro, riscadores, jogos de formões etc.

Ferramentas manuais para construção civil

Existem algumas ferramentas manuais que são muito utilizadas no ramo da construção civil, algumas delas são, inclusive, indispensáveis dentro de um canteiro de obras. São elas: martelos, chaves, talhadeiras, trenas, marteletes, alicates etc.

Ferramentas manuais para jardinagem

Para manter um jardim sempre bonito e bem cuidado, é fundamental contar com o auxílio de algumas ferramentas específicas. Sendo elas: pás, ancinhos, tesoura de poda, pulverizador, sachos e regadores.

Fonte: Casa e Construção

« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.