Desde 2002 no mercado de construção civil e reformas em geral.

(81) 9.8794-2230   Orçamento

O nosso Blog é um espaço para ajudar com dicas e notícias para todos os que estão passando por obras e reformas.

Blog - dicas & notícias

Facebook Whatsapp Twitter


Veja como integrar diferentes modelos de escada à decoração da sua casa (H)

20 Julho | 2021



Escadas não só servem para conectar um ambiente ao outro. Também são elementos que podem atribuir muita elegância e personalidade à residência, já parou para pensar? Com diferentes cores, texturas e formatos, quando bem aproveitadas, dão vida à casa, trazendo um toque diferencial.

Porém, muitas vezes, esse importante elemento pode ser negligenciado, deixado de lado, o que acaba comprometendo a composição final do espaço. Por isso, se você está construindo uma casa ou planejando uma reforma, é válido considerar diferentes modelos de escadas no seu plano de decoração.

Escada de alumínio, escada caracol, escada de ferro, escada articulada, escada pré moldada… ufa! Como decidir em meio a tantas opções? Para te ajudar, nós separamos uma série de dicas e inspirações para pensar esse elemento com mais carinho no projeto da sua casa. 

Modelos de escadas para todos os gostos e estilos

Como você já teve uma prévia, são inúmeros modelos de escada existentes. Antes de apresentarmos inspirações para você, precisamos dizer sobre medidas.

Escada: tamanho

O tamanho médio de uma escada segue a fórmula do arquiteto francês Blondel. Assim, M = 2H + G (M é o tamanho do piso em que colocamos nosso pé; H, a altura entre os degraus e G, a largura do degrau).

Hoje em dia, há valores considerados de referência (aplicados por engenheiros e arquitetos). A altura entre dois degraus costuma ser de 15,5 a 19 cm e a largura mínima corresponde a 60 cm. O piso precisa ter entre 27 e 32 cm de comprimento.

No mais, quanto à altura entre o piso da escada e o teto do ambiente, recomenda-se deixar com uma “folga” no que se refere à altura dos ocupantes da casa e não corra o risco de acontecerem acidentes.

Lembrando que essas medidas se referem a uma escada em casa. Se estiver pensando em uma escada para um prédio de grande porte, é melhor buscar por outros valores. Um bom profissional vai saber te orientar.

Estilo contemporâneo

Se você está à procura de glamour, beleza e deseja dar destaque a esse elemento na casa, esses modelos de escada são as melhores opções, passeando entre o despojado e o sofisticado. As escadas de estilo contemporâneo são desenhadas justamente para ganhar destaque na decoração.

Combinações de aço, vidro e outros materiais de cores neutras são mais minimalistas e trazem sofisticação ao ambiente. Outras, de elementos alternativos, como madeira bruta e concreto, dão um ar de rusticidade ao espaço.

Os formatos dessas escadas são variáveis: podem aparecer em linha reta, circulares, caracol e muito mais. É importante se atentar não só ao material da escada em si, mas à sua forma, posicionamento, revestimento, cores e iluminação.

Essas características são determinantes na proposta. Além disso, deve existir uma harmonia entre a escada e o ambiente onde ela está inserida. Na hora de escolher o modelo de escada, reflita sobre o espaço, sobre quais cômodos serão interligados, em qual local ela estará centralizada, qual a sensação que você deseja passar e qual o nível de impacto você deseja que ela tenha na decoração do local.

Escada reta

Mais adequadas para ambientes menores, apertados e retangulares, as escadas em linha reta são mais fáceis de serem encontradas nas residências. Embora comuns, tradicionais, não perdem o encanto por isso. Este tipo de escada é o que ocupa menos espaço. Assim, é bastante comum usar a escada reta em casa.

O formato pode não ser tão ousado, mas é possível provocar diferentes efeitos com a escada em linha reta a depender do material utilizado. Para um efeito mais rústico na decoração, você pode optar por fazer uma escada de ferro, madeira bruta ou concreto.

O exemplo a seguir mostra que é possível ter um resultado totalmente inovador. Os degraus flutuantes trazem um ar de modernidade e leveza ao ambiente. Repare, você deve ter a mesma sensação.

Escada em linha reta é ideal para ambientes menores e retangulares I Foto: Freepik

 

E nada de deixar passar o espaço embaixo da escada, certo? Esse espaço pode e deve ser muito bem aproveitado. Você pode seguir a linha neutra ou pode destacar esse espaço trazendo um pouco de cor nos itens de decoração.

O perímetro embaixo da escada pode se transformar em um ambiente zen ou de descanso, confortável, para trazer uma sensação de aconchego, sendo um bom local para colocar plantinhas, por exemplo.

Ele ainda pode ser otimizado e ser aproveitado como um pequeno ambiente de trabalho, dando lugar a uma escrivaninha, um computador e outros objetos, ou até mesmo como parte da sala de estar de forma mais objetiva, encaixando a televisão e outros móveis. Se você tem o hábito de ler, pode aproveitar o espaço e colocar uma estante junto a uma poltrona!

Escada caracol

Esbanjando elegância, a escada caracol ou helicoidal chama atenção pelo seu formato. Ela é caracterizada, sobretudo, por um eixo central onde estão os degraus com um formato triangular.

Apesar de ser uma escada de destaque, ela também é bem adaptável a ambientes pequenos. Porém, em ambientes menores podem ser um pouco desconfortáveis. Para garantir mais segurança, optar pelo item em concreto pode ser uma boa para quem deseja aderir ao modelo, mas vive em uma residência menor.

Para quem tem mais espaço, pode apostar numa escada de alumínio, madeira ou mármore. Dê uma olhada nesse formato.

O formato caracol é um dos modelos de escada mais modernos e elegantes I Foto: Freepik

Escadas com guarda-corpo de vidro

Um atributo muito atual e com traços de modernidade é o guarda-corpo de vidro. Além da transparência dar aquela falsa sensação de que a escada não tem apoio, optar por um guarda-copo de vidro é optar por dar destaque à beleza dos degraus.

Por isso, capriche neste ponto da escada, escolhendo um material de valor. Escadas de madeira ou mármore branco carrarinha, por exemplo, combinam muito com o vidro, que ajuda a enaltecer esses materiais.

E já que é para brilhar, que tal investir em uma iluminação? As luzes dão mais destaque e beleza e ainda auxiliam na segurança, especialmente no período noturno. Você pode escolher investir na iluminação nas paredes ou ao longo dos degraus.

Ambas as opções têm um resultado belíssimo no ambiente.

Iluminação pode dar mais destaque a elegância do guarda-corpo de vidro I Foto: Freepik 

Cores, estampas, frases e revestimentos

Amantes de cores não precisam se desanimar, é super válido e possível abusar delas nessa parte da casa. Escadas coloridas renovam o ambiente. Você pode adicionar cor nos degraus, no guarda-copos ou em ambos, vai depender muito da proposta de decoração do local.

Vale apostar na mescla de texturas e estampas. A cor também pode ser adicionada na parede para delimitar a região da escada e dar mais destaque à ela.

Curte um estilo vintage? Opa! O exemplo a seguir pode servir de inspiração. Degraus adesivados ou com carpete estampado, guarda-corpo de madeira ou alumínio, ornamentado ou não, tons frios ou vibrantes… tudo isso vai depender do estilo que você quer incorporar ao seu lar. Aqui vale usar e abusar da criatividade, mas sem esquecer de manter tudo bem harmônico.

A depender dos cômodos que a escada vai interligar, a escolha das cores, estampas e texturas também pode variar. Pode ser interessante usar frases adesivadas na escada que dá para o quarto de um adolescente, por exemplo.

Texturas, cores e estampas nas escadas renovam o ambiente I Foto: Freepik

Frases adesivadas também podem cair bem na escada principal da entrada da casa, ou até mesmo na escada que interliga a sala de estar às demais partes da residência, trazendo um ar de receptividade, com mensagens positivas.

Um aspecto técnico importante na hora de personalizar os degraus, é se certificar que eles estarão bem lisinhos e sem sujeira.

Escadas para quem quer praticidade e agilidade

Continue lendo e saiba mais!

Escada pré-moldada

Quando o assunto é agilidade, a escada pré-moldada é uma excelente opção. Elas são compostas por um único elemento ou por peças pré-fabricadas que possibilitam uma montagem mais rápida e sem abrir mão da segurança.

Elas podem ser feitas de muitos materiais, como concreto armado, madeira, ferro, vidro, aço inox e alumínio. A escada pré-moldada é um item muito versátil, podendo ser aproveitada em quase todo tipo de projeto, seja ele de médio, grande ou pequeno porte.

Os formatos também são variáveis, é possível encontrá-la em caracol, reta, em formato de L ou U.

Escadas pré-moldadas conferem agilidade na obra I Foto:Freepik

Escada articulada

Outro estilo de escada muito prático, são as escadas articuladas. Elas são excelentes, inclusive, para quem curte um espaço otimizado. Em comparação às demais escadas, são as mais práticas e de menor custo.

Elas nos auxiliam principalmente no alcance de lugares mais altos e são muito comuns em obras, por exemplo. Nesse caso, a criatividade é quem manda. A depender da imaginação, elas podem ganhar novos significados.

Reforme Fácil

Agora que você já conhece os mais charmosos e diferentes modelos de escada do mercado, qual deles vai aderir a obra da sua residência ou vai incorporar na reforma da sua casa? E como construir uma escada bonita? Independente de qual modelo de escada você escolha, a Reforme Fácil tem experiência de sobra para te ajudar.

A Reforme Fácil foi fundada em 2002 e, desde então, tem ajudado pessoas a realizarem sonhos de reformarem ambientes. Reforma em João Pessoa? Reforma em Recife?

Se você, do eixo nordeste, precisa fazer uma reforma, entre em contato e saiba mais!

Economia e agilidade na sua construção? É com a Reforme Fácil!

 

Fontes:

https://blog.montacasa.com.br/
https://www.tuacasa.com.br/
https://www.homify.com.br/
https://pedreirao.com.br/
https://www.vivadecora.com.br/
https://www.casoca.com.br/
https://perguntas.habitissimo.com.br/

 

« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.