Desde 2002 no mercado de construção civil e reformas em geral.

(81) 9.8794-2230   Orçamento

O nosso Blog é um espaço para ajudar com dicas e notícias para todos os que estão passando por obras e reformas.

Blog - dicas & notícias

Facebook Whatsapp Twitter


Telha sanduiche ou telha colonial? Quais as diferenças? Vale a pena o investimento?

20 Julho | 2021



A telha é um elemento essencial para qualquer tipo de obra, seja ela pequena ou grande, e sua escolha vai determinar as características que essa obra terá. Essa influência perpassa pela estética, o conforto térmico, a acústica e até mesmo a iluminação.

Telha colonial: afinal, vale mesmo a pena comprar?

Por isso, é preciso saber selecionar muito bem qual tipo de telha se adequa melhor a seus propósitos antes de optar por um determinado modelo. A telha sanduíche, por exemplo, é indicada para residências próximas a regiões onde a poluição sonora é alta, como avenidas, metrô, casas de shows, estádios de futebol, locais com intensa passagem de pedestres, próximas a aeroportos ou de alguma linha de metrôs, etc.

Já a telha colonial tem a vantagem de ser mais versátil, com diversos formatos e modelos que podem ser utilizados em quase todo o tipo de decoração.

Veja abaixo o que é cada tipo de telha, bem como suas vantagens e desvantagens.

O que é a telha sanduíche?

Na verdade, telha sanduíche é o nome popular para telha termoacústica. Comumente, esse tipo de telha é utilizada para aumentar o isolamento térmico e acústico de uma obra. É formada por duas chapas de zinco e um isolante térmico no meio, podendo ser de isopor ou poliuretano.

Telha sanduiche I Foto: Mercado Livre

A escolha do isolante também vai depender do seu propósito. Se você prefere priorizar o conforto térmico, é melhor escolher a telha sanduíche com poliuretano. Mas caso prefira maior conforto acústico, a telha sanduíche com isopor é a mais indicada.

A espessura do isolante deve ser de no mínimo 30 milímetros, mas isso vai depender do nível de isolamento acústico que você busca.

Existem dois tipos de telha termoacústica: a simples e a dupla. A simples tem a parte superior feita com a chapa de zinco e a inferior com uma folha de alumínio. Essa é uma opção mais em conta. Já a dupla, que é o tipo de telha sanduíche mais utilizado no mercado, tem a parte superior e inferior formada por chapas metálicas de zinco.

Características

As maiores vantagens desse tipo de telha estão relacionadas ao seu bom desempenho térmico e acústico; à economia de energia, já que pode levar a uma redução no uso de ar-condicionados e ventiladores; redução do risco de alastramento de chamas; redução da umidade; é feito sob medida; não requer uso de forro e a manutenção pode ser realizada de modo mais simples.

Em contrapartida, a telha sanduíche possui um alto custo e a necessidade de profissionais especializados para a sua instalação. Além disso, vantagens como isolamento térmico e acústico podem ser ineficazes caso outras partes do projeto não sejam também direcionadas para esse propósito.

O que é telha colonial?

A telha colonial é o tipo mais comum que existe no mercado. São diversos formatos e modelos que podem ser utilizados em vários projetos de decoração, dos mais inusitados, aos mais comuns. Alguns projetos de casas com telhado colonial tem um ar tradicional, agradável e você pode investir nessa estética por um preço acessível.

Telha colonial I Foto: Unsplash

Características

Com um design simples, econômico e de instalação prática, o formato da telha colonial possibilita que o profissional faça a instalação do seu telhado num período de tempo menor e com um baixo custo. Além disso, por possuir um canal profundo, a telha colonial evita o acúmulo de água no telhado, prevenindo infiltrações.

Telha colonial: tamanhos

Existem dois tamanhos de telha colonial e você deve estar atento às necessidades da sua reforma na hora de escolher. Por exemplo, em casas pequenas é preferível, visualmente falando, o modelo de telha colonial comum (o pequeno). Por outro lado, as casas maiores podem utilizar a telha colonial grande (telhão) para compor o telhado da sua casa.

É importante que, ao comprar a telha colonial para sua reforma, você verifique qual o tamanho mais adequado.

Telha colonial: tipos

Além disso, há dois tipos de telha colonial: pvc e cerâmica. A telha colonial de cerâmica, também conhecida como telha de barro, é a mais tradicional de todas. As características mais marcantes da telha de cerâmica são seu formato arredondado e a coloração avermelhada. Sua grande vantagem é a resistência e não necessita de muita manutenção.

Já a telha colonial de pvc é produzida com uma resina resistente e está disponível em várias tonalidades diferentes. Com a telha de pvc, você pode conferir cor a seu telhado, além de dar um ar moderno e alegre à sua reforma, ainda garante isolamento térmico e acústico.

A telha de pvc possui um custo mais baixo ainda quando comparada com a de cerâmica e é bastante resistente, o que faz com que você não perca material durante a instalação. A desvantagem é que a telha de pvc pode desbotar (perder a cor) ao longo do tempo por conta das chuvas.

Diferença entre telha colonial e sanduíche

Um grande diferencial entre os dois tipos de telha está relacionada à agilidade na instalação e ao custo. A telha colonial, ao contrário da telha sanduíche, não exige um profissional altamente especializado para sua instalação e está disponível no mercado a um custo mais acessível.

Por outro lado, a telha colonial exige atenção do proprietário, sendo necessário fazer manutenção periódica para manter a telha sempre limpa e livre de fungo. É preciso ter cuidado com a inclinação correta da telha colonial para não acumular água e ter uma boa estrutura para a sua instalação.

Outros tipos de telha

Outros tipos de telhas também podem ser considerados na hora da reforma.

Telha ecológica

Um exemplo interessante é a telha ecológica. Esse tipo de telha pode ser produzido a partir de resíduos de fibras naturais, tais como madeira, sisal e coco, ou até mesmo do reaproveitamento de materiais recicláveis.

Além de estimular a reciclagem e contribuir para a diminuição da produção de lixo, a telha ecológica possui alta durabilidade e grande resistência.

Telha brasilit (fibrocimento)

Já a telha brasilit, ou telha de fibrocimento, entrou no mercado para substituir as tradicionais telhas de amianto, uma substância nociva à saúde e que era utilizada na fabricação de telhas desde os anos de 1940. Possui uma montagem prática e com agilidade.

Zinco

A telha de zinco também é uma boa alternativa. É uma proposta muito comum em galpões e indústrias, mas vem conquistando espaço em projetos residenciais. A telha de zinco é reconhecida pela sua durabilidade e bom custo benefício. Ela também é ecologicamente funcional, já que contém, em sua composição, de 25% a 95% de material reciclável.

Cada tipo de telha oferece um tipo de vantagem específica. É importante estar atento às variáveis na hora de realizar a compra, como custo benefício (a relação valor, vantagens e desvantagens) e o propósito da reforma.

Reforme Fácil

Fundada em 2002, a Reforme Fácil existe para realizar o sonho da reforma perfeita e, para isso, conta com uma equipe de profissionais de excelência, pronta para te ajudar. Quer fazer uma reforma em João Pessoa? Pode chamar a gente! E reforma em Recife? Também!

A Reforme Fácil está atenta à obra como um todo, com o compromisso de superar as expectativas de nossos clientes I Foto: Drive do Cliente

 

Trabalhamos atendendo estabelecimentos de todo eixo nordeste. Entre em contato e saiba mais!

Fontes:
https://www.tuacasa.com.br/
https://www.vivadecora.com.br/
https://www.tuacasa.com.br/
https://www.brasilit.com.br/
https://www.cec.com.br/

 

 

 

« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.