Desde 2002 no mercado de construção civil e reformas em geral.

(81) 9.8794-2230   Orçamento

O nosso Blog é um espaço para ajudar com dicas e notícias para todos os que estão passando por obras e reformas.

Blog - dicas & notícias

Facebook Whatsapp Twitter


Tudo o que você precisa saber sobre caixas dágua

26 Novembro | 2021



Item indispensável em qualquer residência e estabelecimento, a caixa d’água é também um utensílio de segurança, afinal, ela é responsável por armazenar a água, mantendo-a potável e pronta para o consumo.

Porém, escolher a caixa d’água mais adequada para abastecer o seu lar pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece e é comum surgirem inúmeras dúvidas durante essa etapa.

Pensando nisso, preparamos este post para contar tudo o que você precisa saber sobre as caixas d’água, bem como algumas dicas para escolher o melhor modelo. Confira!

Tipos de caixas d’água

Existem diversos tipos de caixas d’água disponíveis e dentre as mais comuns estão as caixas de fibra de vidro, polietileno e aço inox. Veja mais sobre cada uma e saiba como escolher a mais adequada para sua casa!

Caixa d’água de fibra de vidro

Muito comum em residências populares, a caixa d’água de fibra de vidro é resultado de uma mistura de fibra de vidro com resina poliéster. Ela é leve, fácil de instalar e de limpar; no entanto, não apresenta grande resistência a impactos e perfurações e, por isso, também possui o preço mais acessível do mercado.

Caixa d’água de polietileno

As caixas d’água de polietileno são produzidas com plástico à base de petróleo, o que torna sua superfície bem lisa e fácil de limpar. Assim como a caixa de fibra, também não apresenta uma grande resistência, mas, em compensação, elas são leves, flexíveis e possuem proteção contra os raios ultravioletas.

Caixas d’água de inox

A caixa d’água de inox apresenta uma grande resistência a impactos, durabilidade prolongada, é fácil de limpar e, dependendo do local de instalação, pode manter a água mais fresca. Sua única desvantagem é com relação ao preço que costuma ser mais alto quando comparado aos demais reservatórios.

Atente-se ao volume da caixa d’água

Antes de fazer sua escolha é preciso descobrir qual é o volume de água necessário para o consumo da sua residência. A recomendação é de 150 litros diários por pessoa em casas e 200 litros em apartamentos. Mas, por precaução em casos de falta de água, recomenda-se comprar uma caixa que tenha a capacidade maior que o consumo diário por pessoa.

Por exemplo: uma casa com cinco pessoas necessita de 750 litros por dia, portanto, a recomendação é comprar uma caixa que tenha a capacidade para suportar de 1000 a 1500 litros de água.

Acessórios e complementos

Recomenda-se optar por caixas que possuam a tampa na versão click ou rosca, pois estas evitam o contato da água com sujeiras e insetos, além de facilitar a instalação do reservatório. E não se esqueça de garantir todos os acessórios necessários, como filtros, registros, bóias etc.

Além disso, também é preciso pensar no sistema hidráulico do imóvel, bem como na manutenção e limpeza do produto — que deve ser realizada a cada 6 meses.

Fonte: Casa & Construção

« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.