Desde 2002 no mercado de construção civil e reformas em geral.

(81) 9.8794-2230   Orçamento

O nosso Blog é um espaço para ajudar com dicas e notícias para todos os que estão passando por obras e reformas.

Blog - dicas & notícias

Facebook Whatsapp Twitter


Como escolher as cores certas para cada ambiente

29 Dezembro | 2021



Estudos mostram que as cores são percebidas pelo cérebro de diferentes maneiras e provocam diversas sensações. Assim, a escolha das cores na decoração de casas e apartamentos deve combinar com a intenção por trás do projeto.

Afinal, a escolha dos tons certos pode transformar os ambientes completamente. É possível, por exemplo, aumentar salas, tranquilizar o sono, tornar refeições mais agradáveis e até trazer mais criatividade para o trabalho.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas incríveis que vão te ajudar a deixar sua casa ainda mais bonita e agradável. Confira!

Cores para quartos

Não existem regras específicas para a escolha da composição de cores para o quarto. Aqui, o importante é que o cômodo seja acolhedor e confortável, já que será seu espaço de descanso.

Se você busca por um visual mais sereno e tranquilo, usar uma base azul nas paredes pode ser uma excelente aposta. É possível inserir objetos em tons pastéis para complementar a decoração e conferir um clima mais alegre ao espaço.

Tons claros de rosa, verde, amarelo, lilás, cinza e bege também são ótimas indicações.

Cores para salas

Nas salas, a escolha das cores deve depender do clima que você pretende atribuir aos espaços, como, por exemplo, um visual alegre e vibrante ou tranquilo e relaxante.

No primeiro caso, procure optar por cores mais vivas e marcantes, como tons vibrantes de azul, verde e amarelo. Vermelhos e rosas também são muito interessantes, já que estão ligados à intensidade e à paixão, porém, devem ser usados com parcimônia para não gerar saturação e estresse.

Já no segundo, procure optar por tons pastéis e/ou neutros, contrastando com um objeto ou outro em um tom mais vibrante.

Cores para escritórios

Para quem busca tranquilidade em seu escritório, o azul é uma boa indicação. Afinal, essa cor é associada a sensações como confiança, segurança, calma, estabilidade e saúde, e leva à reflexão e à contemplação.

Neste ambiente, porém, é importante combinar tons calmos com cores mais energéticas, que remetem à criatividade, à vitalidade e ao sucesso, como laranja e vermelho.

Cores para banheiros

O verde, que remete à saúde, ao bem-estar, à positividade, à vitalidade e ao combate ao estresse, é uma excelente opção para decorar banheiros, já que esse é um espaço de limpeza e purificação. Dessa forma, é possível inserir a cor através das paredes, objetos decorativos e até por meio de plantas.

Azul, rosa, lilás, tons neutros e/ou amadeirados também caem muito bem neste ambiente.

Cores para cozinhas

A presença de cores quentes como — laranja, vermelho e amarelo — nas cozinhas pode ajudar a aumentar o apetite e deixar as refeições mais prazerosas e animadas.

No entanto, é importante utilizá-las com moderação para não sobrecarregar o espaço. Portanto, utilize-as sempre em contraste com o branco e outros tons neutros.

Considerações finais

Uma das estratégias na hora de planejar a decoração dos ambientes é trabalhar com a regra de 60% do espaço ocupado por uma cor dominante e mais neutra (corresponde principalmente às paredes), 30% com uma cor secundária (mais focada em móveis e tapeçarias) e 10% com tons mais vibrantes (acessórios, itens de decoração e pequenos detalhes).

Fonte: Casa & Construção

« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.